Porquê um BA?

Se precisas de dinheiro para arrancares com o teu próprio negócio, um Business Angel pode ser a solução que precisas. Mas é a solução para todos os casos? Claro que não!

Business Angels são, por norma, empreendedores como tu que tiveram sucesso nos negócios e agora procuram rentabilizar o seu dinheiro investindo em startups. Os BAs investem dinheiro na tua startup em troca de uma percentagem da tua empresa. Não entendas isto como um empréstimo, porque não é! O Business Angel vai tornar-se teu sócio, vais poder discutir a estratégia da empresa com ele, vais beneficiar da experiência que ele tem, vais poder usar os contactos que ele foi angariando ao longo do tempo…

Um investimento por Business Angels é muito mais do que dinheiro, são provavelmente mais importantes, para o sucesso da tua empresa, a experiência, os conhecimentos e os contactos do que o dinheiro investido.

Mas os Business Angels também não gostam de todo o tipo de negócios. Por norma investem em negócios inovadores, escaláveis, de rápido crescimento e com visão internacional. Os Business Angels investem em várias startups que não resultam e precisam que as que resultam tragam alto retorno.

Exemplo 1

Uma padaria tradicional numa rua onde já há 3 padarias não é um negócio interessante para BAs! É pequeno, não é inovador, tem um crescimento muito limitado, é mais do mesmo…

Exemplo 2

Um novo dispositivo de controlo de diabetes melhor do que todos os atuais pode ser um investimento interessante para BAs! O mercado é enorme, é uma inovação…

Exemplo 3

Um franchising de padarias com custos inferiores às tradicionais e produtos de maior qualidade pode ser um investimento interessante para BAs! O mercado é enorme (porque não se restringe a um local), há inovação no produto e no processo, tem possibilidades de crescer para o mundo inteiro…

Exemplo 4

Uma plataforma online de gestores de saúde que esclarecem, aconselham e encaminham em vídeo pode ser um investimento interessante para BAs! O mercado é enorme, há inovação, é muito escalável (à partida)…

Os BAs investem em ideias?

Não! Os Business Angels não investem em ideias de negócio! Eles investem principalmente em pessoas. Gostam de empreendedores que conseguem identificar um problema/necessidade no mercado e que conseguem desenvolver uma solução que as pessoas/organizações gostam e pela qual estão dispostas a pagar. Os BAs preferem negócios que já provaram a sua viabilidade, que já têm vendas e que mostram dados concretos de que são a solução preferida dos clientes. No entanto, muitas vezes também gostam de fazer parte desde muito cedo. Há BAs com estilos diferentes, que preferem startups em fases diferentes e há BAs que distribuem os seus investimentos por startups em fases distintas.

Se procuras um parceiro, se detetaste um problema ou uma necessidade suficientemente grande e importante e se tu tens a solução, provavelmente um Business Angel será o teu parceiro ideal!

Submete a tua candidatura no Gust

Podes enviar a tua ideia de negócio para nós avaliarmos através do Gust.

Dicas

Podes enviar a tua ideia de negócio para nós avaliarmos através do Gust. No Gust, podes acrescentar a tua apresentação em vídeo, infográfico, aplicação interativa ou de qualquer outra forma que entendas conveniente (como texto ou diapositivos). Também podes enviar por email, no entanto, os projetos que temos recebido por email sofrem um atraso muito maior na avaliação por parte dos BAs do que os projetos submetidos no Gust.

Não te esqueças que queremos saber qual o problema que vais resolver, qual o tamanho desse problema (em termos de tamanho de mercado e importância do problema para os clientes), qual a solução e porque é que os clientes vão preferir essa solução e gastar dinheiro com ela. Value Proposition Canvas e Business Model Canvas podem ser uma boa ajuda.

Além disso queremos saber quem és e que equipa tens contigo! Ideias há muitas, mas vais ter que nos provar que tu és a pessoa certa e que a tua equipa é a ideal para desenvolver este negócio. Por melhor que seja a ideia, se a equipa não nos der confiança, nenhum BA vai querer investir!

Queremos ficar com curiosidade para saber mais, para te conhecer e para discutir a ideia.